quarta-feira, 12 de junho de 2013

2² Tarefa via blog

Definir e diferenciar: Lixo Seco e Lixo Orgânico.


É definido como lixo seco todo lixo que foi produzido pelo homem, de origem industrial, que possa ser reutilizado ou reciclado, para que se torne novos produtos. Alguns exemplos de lixo secos são: embalagens coloridas, papel, garrafas pet, caixas de leite, papelão, metais, vidros, entre muitos outros. Exceto baterias, pilhas, termômetros, lampadas fluorescentes, latas de tinta e inseticidas, por serem altamente poluentes, que devem ser levadas aos locais de comercialização dos mesmos, que são responsáveis pelo recolhimento e descarte dos produtos. A decomposição de lixos secos pode variar bastante, como folhas de jornal que podem levar de 3 a 6 meses e vidros, que podem levar até 1 milhão de anos para sua decomposição, sendo assim, a reciclagem é a melhor forma de cuidarmos e conservarmos o meio ambiente.
E, lixo orgânico, ou lixo úmido, é definido como todo material de origem vegetal ou animal, que pode ser usado como adubo orgânico e é produzido principalmente em cozinhas, empresas, escolas, e pela natureza. Exemplos: restos de comida, frutas, vegetais, ossos, sementes, papéis molhados ou engordurados, entre outros. Esse tipo de lixo deve ser tratado com muito cuidado, pois pode gerar mau cheiro, desenvolvimento de fungos e bactérias, aparecimento de ratos e insetos, e pode gerar doenças e contaminação do solo e da água. O lixo orgânico pode ser utilizado também para a geração de energia através da produção do biogás, pois na decomposição é gerado o gás metano.

A diferença entre o lixo orgânico e o lixo seco é, que o lixo seco que é produzido pelo homem precisa ser reutilizado ou reciclado para que se torne novos produtos e não prejudique o meio ambiente, e o lixo orgânico que é de origem vegetal ou animal pode se tornar um bem para o meio ambiente, através de adubo orgânico ou servindo como matéria prima para a produção de energia.


Saudações Capitã Marcéli

Nenhum comentário:

Postar um comentário