quarta-feira, 12 de junho de 2013

1ª Tarefa via blog

Elaborar um texto analisando o Vídeo do Lançamento da 7ª Gincana Ambiental “A História das Coisas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Pois bem, e você “Já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e pra onde vão depois que nos desfazemos de todas elas?”. A História das Coisas é um vídeo que nos faz refletir intensamente sobre o impacto que está causando na natureza, o atual sistema econômico. 
Vivemos atualmente em um sistema que está em crise: compre-use-descarte. Logo também, somos todos reféns desse sistema de governo capitalista, que impõe o consumismo dentro de nossas cabeças todos os dias. Através da publicidade, da mídia, somos ‘alienados’ a consumir cada vez mais. Que se não tivermos o melhor celular ou não estivermos dentro da moda, ou algo do gênero, não seremos felizes. Mesmo esse sendo um conceito que varia de acordo com a personalidade de cada pessoa, aderir.
O aumento do consumismo, consequentemente, torna cada vez maior a quantidade de lixo no planeta. Como já diz o vídeo – por mais que muitas das informações nele contida referem-se diretamente aos Estados Unidos – 99% das coisas que compramos se torna lixo em menos de seis meses. O que é um fato muito preocupante, pois afinal, para onde vai todo esse lixo? Sim. Lixões, aterros e tudo o mais. Mas vai chegar o dia em que não haverá mais lugar no planeta Terra para tanto lixo. Até mesmo já há casos de grandes cidades no Brasil que estão sem aterro próprio. Pior se levarmos em conta que a quantidade de lixo que produzimos por dia é toneladas. Agora imagine isso a cada 365 dias!
Sim, também há o processo de reciclagem. Separar o lixo e nos conscientizarmos são o princípio pra coisa mudar! Mas isso simplesmente não basta, devemos parar com o consumismo exagerado, nos livrar da antiga mentalidade de usar e jogar fora. Mudar esse sistema linear que está em crise e tornar a vida na Terra sustentável, para que amanhã ou depois não tenhamos que nos mudar para outro planeta, não é mesmo? Exagero? Talvez.
Por fim, é claro que nem tudo está perdido. Pois por trás de toda essa destruição da natureza e de seus recursos naturais, desse consumismo incontrolável, dessa grande quantidade em massa de lixo, por trás disso tudo há muita gente que está lutando pela preservação do meio ambiente e pela vida sustentável no planeta. São os chamados, como diz a ambientalista do vídeo – os pontos de intervenção!

E que nos consideremos parte dessa gente, minha gente! Gente que participa da Gincana Ambiental!!

Preservar é a missão, Polietilenos!
Beijão no coração!
Rafaela Conz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário