terça-feira, 12 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente alerta para os riscos do lançamento de fluídos refrigerantes na Atmosfera

Evento foi romovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
  Com o tema "Avaliação do Impacto Ambiental e Controle das Emissões de Fluídos Refrigerantes", o evento procurou reforçar a conscientização da importância da proteção da Camada de Ozônio. Realizada através de convite feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, a palestra teve o objetivo de chamar a atenção para prática ilegal da liberação de fluidos refrigerantes, presentes nos equipamentos de climatização e refrigeração, diretamente na atmosfera. A palestra foi proferida pelo professor da Universidade de Brasília e membro da Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado (Anprac) e Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), João Pimenta. Em sua apresentação o professor chamou a atenção que desde os anos 90 existe a discussão sobre o Aquecimento Global e estudos apontam, entre outros, os fluidos refrigerantes, como um dos responsáveis pelo problema. 
  Existe uma legislação que precisa ser cumprida. Ela proíbe o lançamento desses fluídos na atmosfera e disciplina a regeneração dos mesmos. Juntamente com isso é preciso investir em treinamento para que se possa contar com boas práticas de manutenção evitando o lançamento dos fluídos no meio ambiente - disse. 
  A apresentação fez um resgate histórico dos materiais usados em refrigeração. Um dos aspectos apresentados foi a diversidade atual de opções que permitem a concepção de um gás que cause menor impacto ambiental. O principal desafio é colocar a fiscalização em prática. Apesar de existir legislação sobre o tema, não há estrutura de fiscalização que garanta o cumprimento.

(Greice e Jennifer )

Nenhum comentário:

Postar um comentário